Comportamento, Etiqueta, imagemnotrabalho

Uso do celular na ambiente de trabalho

Com o advento da telefonia celular, as regras sobre o uso do aparelho móvel passaram a integrar os manuais de etiqueta empresarial.

O motivo é que em vez de ser usado a favor da produtividade, o celular costuma ir contra ela: reuniões interrompidas, toques musicais que atrapalham a concentração, ligações indesejadas em almoços de negócios e claro, as redes sociais.

Pensando nisso resolvi trazer algumas considerações para que este aparelhinho tão útil em nossas vidas, não nos coloque em situações delicadas no ambiente de trabalho.

Quando você fizer uma ligação de um celular corporativo, sempre se identifique dizendo o seu nome e o da empresa em que trabalha, se você está recebendo uma ligação neste aparelho, ao atender, lembre-se de ser cortês e educado porque é o atendimento da sua empresa que será avaliado por quem está do outro lado da linha.

Procure também utilizar celulares corporativos somente para fins comerciais, evite deixá-lo ocupado com suas questões particulares, você o recebeu para facilitar o seu trabalho.

Também evite deixar no display fotos suas em festas, com o parceiro, dos seus filhos, enfim, toda e qualquer imagem que revele sua intimidade.

E nada de deixar as pessoas esperando na linha sem fornecer uma explicação razoável pela demora. Mais irritante do que isso é ouvir do outro lado vocativos como “meu bem”, “meu anjo™ querido(a)”, “coração” e afins, sem ter a menor intimidade com a pessoa.

Se por acaso a linha cair, a responsabilidade de retornar a ligação é de quem telefonou.

E não se esqueça: qualquer ruído estranho é considerado deselegante, pois sugere que sua atenção está em outro lugar. Portanto, não fale ao telefone com comida na boca, não masque chicletes, não rabisque papéisse nem digite no computador, a sensibilidade dos aparelhos móveis hoje em dia é tão grande que qualquer interferência pode ser percebida pelo interlocutor.

Toques engraçados, músicas que estão na moda, tudo isso é muito legal e divertido, mas imagina se bem na hora em que seu chefe está perto da sua mesa, falando com você seu celular toca com uma dessas maravilhas? Não vai pegar nada bem.

Um outro ponto muito importante: nunca devemos atender o celular durante aulas, treinamentos, palestras e reuniões. Caso seja muito urgente, avise antes de começar a reunião que você está esperando uma ligação importante e talvez precise interromper para atendê-la, então coloque o aparelho no silencioso e quando vibrar, peça licença ao grupo. Nada de colocá-lo em cima da mesa como se fosse um cartão de visita, isso é grosseiro e deselegante.

E por fim, não menos importante, não preciso nem falar das redes sociais né? Nada mais constrangedor do que estar numa reunião e o outro ficar navegando nas redes sociais. Aliás até quando estamos apenas conversando com alguém, seja ele quem for, o esperado é dar atenção para a pessoa e evitar as distrações das mídias sociais.

Lembre-se que o seu comportamento é parte integrante da sua imagem e ela com certeza estará o tempo todo sendo avaliada. Pense nisso!

Um abraço,

Wilsy

Deixe uma resposta